INJETÁVEIS E CUIDADOS COM A PELE


1.(TOXINA BOTULÍNiCA) BOTOX®

Também conhecida como BOTOX® ou Toxina  Botulínica tipo A.

A toxina botulínica (tipo A) é uma injecção cosmético que bloqueia os sinais nervosos que fazem com que os músculos se contraiam. Este efeito relaxa e suaviza a aparência de linhas e rugas causadas por movimentos repetitivos na face-mais comumente, entre as sobrancelhas, pés de galinha ao redor dos olhos, testa e vincos horizontais. A toxina botulínica é também usado para equilibrar cosmeticamente assimetria facial e relaxar bandas apertadas pescoço, bem como medicamente para reduzir a transpiração e para o tratamento de enxaqueca dores de cabeça e espasticidade muscular.

O mercado do BOTOX® já movimenta mais de cem milhões de reais por ano no país, o que coloca o Brasil no segundo lugar do ranking internacional de utilização desse produto. Utilizado para atenuar rugas de expressão, a substância causa a paralisação do músculo das regiões da testa, canto dos olhos, ao redor dos lábios, e entre as sobrancelhas e pescoço.

As aplicações de BOTOX® (toxina botulínica tipo A) são ideais para aquelas pessoas que não querem, ou não precisam, passar por uma cirurgia estética para eliminar rugas e linhas de expressão. No entanto, a idéia de que as expressões faciais poderiam sumir depois da aplicação da substância assustou muitas pessoas que estavam em busca de um tratamento. O que ajudou a desmistificar a ação do BOTOX® foram as aplicações personalizadas.

A toxina é aplicada no músculo da face, especificamente na placa motora (nervos do músculo). Ela destrói os brotos que formam a placa, responsável pela contração muscular (rugas). A ação começa em dois dias e completa-se no décimo. Em 60 dias, os brotos começam a nascer, mas não são suficientes para que aconteçam contrações musculares. No rosto, os brotos nervosos costumam se regenerar em seis meses. Portanto, não é a atuação da toxina que acaba e sim os nervos que se regeneram por completo e as rugas de expressão voltam.

Locais da face (nervos musculares) em que a toxina é aplicada:

Corrugador (olhos - ruga da preocupação)
Frontal (testa)
Orbicular dos olhos (pés-de-galinha)
Elevador do lábio (sorriso aberto, em que a gengiva aparece).
Depressor do ângulo da boca (bigode chinês)
Mentoniano (queixo contraído)
Sobrancelha (levantá-la para ficar arqueada)
Masseter ( Ajusta o contorno facial, disminuido a “face quadrada”).

PROCEDIMENTOS

A aplicação é rápida e usa-se uma agulha bem fina, a de insulina. Meia hora antes, é passada uma pomada anestésica nos pontos. Cada ponto recebe uma gota de 0,1ml. A paciente pode sentir uma leve ardência, mas nada que a incomode.

Durante as primeiras 24 horas, após a aplicação, não se deve massagear o local, nem passar cremes ou fazer atividade física e, durante as três primeiras horas, não é recomendado deitar.

Pessoas com alergia a ovo (devido à albumina), grávidas e com algum problema de infecção não devem se submeter à técnica.

Como devo me preparar para um procedimento de toxina botulínica?

Embora as injeções de toxina botulínica são geralmente de baixo risco e não exigem a seleção intensiva de um procedimento cirúrgico, você deve sempre divulgar a história clínica completa e qualquer medicação que você está usando para seu cirurgião plástico. Independentemente do tipo de processo a ser realizado, a hidratação é muito importante, antes e depois do tratamento para a recuperação segura. O seu médico ou injector pode pedir-lhe para parar de fumar pelo menos seis semanas antes de seu procedimento.

Informar ao cirurgião plástico se:

Você teve injeções de toxina botulínica no passado.
Você está usando AINEs como aspirina, ibuprofeno (Advil ou Aleve), anticoagulantes ou diluentes de sangue.
Você está tomando relaxantes musculares, remedio para alergia ou para dormir.
Alguns medicamentos podem causar complicações, hemorragias ou hematomas extra. Descubra se você precisa interromper ou ignorar os medicamentos por vários dias antes de seu procedimento para evitar quaisquer problema.

Cuidados Pós e recuperação

Após as injeções, você pode retornar às suas atividades normais imediatamente; No entanto, deve evitar actividade física intensa no primeiro dia. Vermelhidão e inchaço que ocorre no momento da injecção geralmente desaparecem rapidamente. Qualquer hematoma que pode ocorrer normalmente irá resolver no máximo em uma semana ou duas.

Algumas dicas rápidas para melhorar os resultados:

Evite massagear ou tocar na área injetada posteriormente; isto pode inadvertidamente causar a toxina botulínica para se espalhar para uma área não intencional.
Deitar o corpo logo após a injeção também pode causar complicações.
Evite atividades extenuantes ou vigorosas para o resto do dia.
Pergunte ou ligue para consultório antes de tomar analgésicos ou medicamentos.


Quanto tempo vão durar os resultados?

Dependendo de sua idade, condição da pele e hábitos, os efeitos da toxina botulínica pode durar de três a seis meses.

Manter um relacionamento com seu cirurgião plástico estético
A consulta de acompanhamento em semanas ou meses pode ser agendada após a injeção para re-avaliação, touch-up ou tratamentos adicionais, como indicado. Você pode programar o seu próprio acompanhamento mais cedo se você tiver quaisquer dúvidas ou preocupações. Como o efeito da toxina botulínica não é permanente, é melhor para desenvolver um bom relacionamento com seu cirurgião plástico e definir um cronograma de injeções adicionais.

Custos associados

O custo de injecções de toxina botulínica varia muito, e depende de um número de factores, incluindo o número e a localização das superfícies a ser tratadas. No entanto, pode ser determinada com base na quantidade utilizada ou simplesmente as áreas da face tratada. Por exemplo, o tratamento de uma grande área do corpo, tais como os braços exigirão muito mais do que a medicação na cara. Uma discussão com o cirurgião ouseu pessoal em matéria de custos é importante antes de qualquer tratamento.

Devido a que as injeções de toxina botulínica são eletivos, o seguro não cobre os custos. Muitos cirurgiões oferecem planos de financiamento para fazer o procedimento mais acessível para o paciente. No entanto, se você estiver usando as injecções para reduzir a transpiração, ou para tratar enxaqueca ou espasticidade muscular, os custos podem ser cobertos, e você deve verificar com o seu cirurgião plástico.

RESULTADOS

O grande receio é de que o resultado fique artificial. Depois de dez dias de aplicação a pessoa pode sentir-se rejuvenescida cerca de cinco anos, desde que a pele não seja flácida. Neste caso, a indicação é fazer uma cirurgia plástica e, só depois, complementar com a toxina botulínica tipo A.

Ainda que os efeitos cosméticos da toxina botulínica tipo A não durem, as pessoas não se importam em repetir o procedimento a cada 4 ou 6 meses para manter uma aparência sem rugas. Afinal, combater os sinais do envelhecimento de uma forma não invasiva é parte da fascinação pelo procedimento, adicionado ao fato que ele não deixa cicatrizes feias e requer pouco tempo de recuperação.
 

OUTRAS APLICAÇÕES

Mas o uso do BOTOX® , não tem fins unicamente estéticos. Inicialmente utilizado em oftalmologia, o BOTOX® hoje é aplicado para correções e tratamento de várias doenças. Entre as novas indicações estão a utilização do produto para cefaleia e dor miofacial (uma disfunção neuromuscular regional com regiões sensíveis em bandas musculares tensas que produzem dor referida em áreas distantes ou adjacentes). 

Hiperhidrose – pessoas que sofrem com a produção e eliminação excessiva de suor têm encontrado na toxina botulínica um alívio para seu desconforto. Nestes indivíduos há um estímulo exagerado do sistema nervoso autônomo, área do cérebro responsável, entre outras funções, pela transpiração. Esta situação afeta principalmente as axilas, porém pode comprometer qualquer área do corpo em que existam glândulas sudoríparas. Desse modo, poderá existir suor em demasia nas mãos, pés, face ou virilhas. Hoje em dia, para quem não pretende enfrentar o bisturi, a toxina botulínica é uma boa opção, bastam simples aplicações locais realizadas sem a necessidade de anestesia, no caso das axilas, para que a sudorese seja atenuada por períodos que podem variar de quatro a oito meses, fator que depende da reação de cada pessoa à substância.

Tiques nervosos - também chamados de espasmos faciais ou ainda de hemiespasmo facial, podem ser tratados com BOTOX® e apresentam ótimos resultados. O tique nervoso é um estímulo involuntário de um determinado grupo muscular. Aplicando sobre ele a toxina botulínica, interrompem-se as contrações e os sintomas desaparecem. A duração do efeito depende de diversos fatores, como a resistência muscular, a quantidade e as áreas aplicadas. Em muitos casos, quando o tratamento é feito por um longo período, o problema pode tornar-se quase imperceptível.

Utilizações diversas – os cirurgiões afirmam que a valiosa toxina é tradicionalmente indicada no tratamento de estrabismos, alterações dos olhos e das pálpebras, problemas nas cordas vocais e tremores. Também revelam os recentes e positivos resultados no tratamento de paralisia facial, desvio de prótese ocular e hipertrofia massetérica (formada quando os músculos que auxiliam na mastigação aumentam de volume, criando enormes saliências na região das bochechas).

E os benefícios não param por aí. O BOTOX® está sendo estudado no combate à enxaqueca, dor, melhora de cicatrizes, queimaduras e até como recurso de emagrecimento. Um estudo recente foi realizado para observar sua utilização no tratamento da dor crônica do pescoço e nas costas.


2. PREENCHIMENTO FACIAL (JUVéderm®, restylane®)

O procedimento de preenchimento facial com ácido hialurônico é especialmente indicado para a reposição de volume facial e injeção em planos mais profundos. É um gel altamente maleável, com alta viscosidade, coesão e capacidade de lift.

As últimas tendências em rejuvenescimento apontam que não basta apenas atenuar as rugas de expressão. É fundamental recuperar o volume e contornos faciais, pois como o passar dos anos a quantidade de ácido hialurônico no nosso corpo diminui o que vai gerar aspecto de envelhecimento com aparição de rugas na pele. Além da diminuição do ácido hialurônico, a ação gravitacional também impactará nestes sinais, causando perda de definição e contornos faciais, mais observadas através da atenuação das rugas dos parênteses (rugas que vão do canto do nariz em direção ao canto da boca) e região das olheiras.

O ácido hialurônico é injetado e age melhorando hidratação da pele mantendo um aspecto saudável e preenchendo espaços esvaziados, assim tornando as rugas mais superficiais ou até invisíveis. O ácido hialurônico também absorve água o que permite manter a hidratação permanente. Em outras palavras, as rugas e vincos são disfarçadas. 

Na prática é um tipo de "escultura facial" onde exaltamos o que é harmônico e belo e camuflamos o que esta em desarmonia. Esta nova abordagem permite tratar o rosto em sua totalidade e atuar nos 3R do rejuvenescimento facial, buscando de cada técnica seu melhor benefício.

O fato de possuirmos naturalmente o acido hialurônico em nosso corpo, praticamente elimina reações de rejeição.
 

O QUE É O ÁCIDO HIALURÔNICO?

O ácido hialurônico é uma substância produzida naturalmente pelo organismo, que está presente principalmente na pele. Sua função é reter água, conferindo hidratação e volume. Com o passar do tempo e com o processo de envelhecimento, esta substância se degrada e o corpo diminui sua capacidade de reposição da mesma. O resultado é a perda de volume, de contorno e o aparecimento de rugas estáticas, conferindo ao rosto uma aparência mais envelhecida e cansada.
 

EM QUE LOCAIS SÃO APLICADOS OS PREEnCHEDORES? 

Qualquer local da face que apresente esvaziamento pode ser preenchido, também nos contornos faciais para melhorar a aparência de rostro cansado e envelhecido.

Praticamente todas as rugas e vincos da face podem ser preenchidas com acido hialurônico. Os locais mais comuns, com melhores resultados são na região malar, as rugas entre as sobrancelhas, ao redor dos olhos e "bigode chinês". É muito usado também para rugas ao redor dos lábios e para aumentar o volume dos lábios. 

É NECESSÁRIO ANESTESIA? 

Na maioria das vezes não. O procedimento é rápido (em torno de 10 minutos). Algumas vezes associado à anestesia tópica (pomada ou resfriamento), porém os preenchedores que são na maioria das vezes usados apresentam lidocaína em sua formulação, o que reduz o incômodo da aplicação e oferece muito mais conforto durante e depois do procedimento.
 

QUANTO TEMPO DURA O RESULTADO? 

O efeito dura em média 6 a 8 meses. Existem algumas formulações mais espessas, para preenchimento de rugas profundas, onde o efeito pode ser visto até 1 ano após.
 

QUAIS SÃO OS EFEITOS ADVERSOS? 

No caso dos preenchedores definitivos (metacrilato ou PMMA), existe o risco do organismo não aceitar o produto (rejeição). 

Este risco é praticamente nulo com o ácido hialurônico. Com AH pode ocorrer vermelhidão no local da aplicação (resolve-se em até 48h), áreas endurecidas (regride em 2 semanas) e hematomas no local da punção. A técnica permite pequenos retoques após algum tempo. Assim minimizamos o risco de arrependimento.
 

É COMUM O USO DE BOTOX® ASSOCIADO AOS PREENCHIMENTOS? 

É muito freqüente e benéfica esta associação. A toxina botulínica (Botox) pode prolongar a duração do acido hialurônico. Sem contar que a melhora das rugas e vincos é mais expressiva quando o tratamento é associado.
 

QUANDO É FEITO O PREENCHIMENTO EXISTE UMA MUDANÇA NO ROSTO? 

Quando é feito por um profissional com a técnica adequada e um produto que ofereça segurança, vai atingir um resultado sutil e harmonioso sem mudanças drásticas na fisionomia. Não desfigura e não tira a identidade da pessoa. Apenas atenua as marcas do tempo. 

Produtos de boa qualidade e boa técnica permitem resultados muito naturais. 

Nomes comerciais dos ácidos hialurônicos mais usados: Juvéderm®, Surgiderm®, Restylane®.


3. AUMENTO DO ESQUELETO FACIAL ( RADIESSE®)

Sin-título-2.png


Nós sabemos agora que o esqueleto facial muda profundamente com o envelhecimento. Certas áreas do esqueleto facial são suscetíveis à reabsorção com a idade e a conseqüente perda de tecido mole o que, contribui para apoiar a flacidez com que vemos o envelhecimento. Assim, os pacientes com envelhecimento facial também seriam beneficiados com o aumento do esqueleto para um resultado mais harmonioso com o rejuvenescimento facial.

O esqueleto facial é o fundamento da nossa aparência. Isto é evidente em indivíduos com características faciais proeminentes como uma forte borda supraorbitária (a parte do osso sob a testa), bochechas proeminentes e uma forte linha da mandíbula. Devido ao bom suporte esquelético para os tecidos moles da face, esses indivíduos tem uma aparência mais agradável e ainda boa ao envelhecer .Portanto, pacientes com pouca projeção do esqueleto facial e que tem tido perda do mesmo pelo processo de envelhecimento, poderão se-beneficiar de um preenchimento facial com materiais que atingem o osso.

 O que é a hidroxiapatita de cálcio

É um composto sintético na forma de microesferas suspensas em gel aquoso. É seguro e bem tolerado pelo organismo, não exige teste de hipersensibilidade, não migra, é inerte e estável no local de implantação.

A hidroxiapatita é absorvível pelo organismo e seus principais componentes são o fosfato e o cálcio, que são importantes mediadores celulares na estimulação da formação proteica, possuindo as mesmas características dos ossos humanos. É uma opção para pacientes com receio quanto a resultados tardios, uma vez que, em dois (2) ou três (3) anos o produto é absorvido. 

O tratamento com hidroxiapatita de cálcio é realizado sob anestesia local. Sua principal característica frente a outros produtos não definitivos é a duração dos resultados, que fica em torno de dois anos e meio. A hidroxiapatita, embora reabsorvível, deve ser aplicada somente por um profissional com experiência em implantes líquidos. O tratamento pode ser realizado no mesmo dia da avaliação, pois na grande maioria dos casos, dispensa exames laboratoriais. O tratamento é realizado com anestesia local, sem cortes, sem cicatriz e sem pontos, com microcânulas especiais atraumáticas e descartáveis, afastando risco de qualquer lesão vásculo-nervosa. O pós-operatório acontece sem necessidade do afastamento das atividades diárias.