READEQUAÇÃO FACIAL COM APLICAÇÃO DE TOXINA BOTULÍNICA NO MÚSCULO MASSETER

O que é a adequação facial?
A adequação facial consiste num conjunto de procedimentos, com os quais pode se modificar a forma como se percebe um rosto, isto implica em reduzir volume em alguns casos ou aumentar volume em outros, de tal maneira que se melhore a harmonia do conjunto da estrutura facial, desta forma seguindo tendências mundiais e atuais de beleza para que assim as pessoas tenham um rosto mais atraente.

O procedimento que apresentamos neste caso visa trabalhar a parte inferior da face reduzindo o volume, porção esta que contém o Músculo Masseter, alvo desta terapêutica.

O que é o efeito "face quadrada"?
A hipertrofia dos músculos da mastigação, entre eles o Masseter e o Temporal, é uma entidade clínica benigna de etiologia desconhecida. Pode ser congênita ou adquirida, a hipertrofia (crescimento) dos músculos mastigatórios pode ou não acometer a função, mas, geralmente, afeta a estética.

A etiologia é, usualmente, relacionada com hábitos parafuncionais (bruxismo e apertamento).

O bruxismo é a excessiva pressão dos dentes ao dormir, que faz com que o músculo masseter cresça, assim levando a uma rotura da harmonia facial, causando em algumas mulheres um contorno quadrado/masculinizado.

Um dos procedimentos recentes que executamos em nossa clínica é a aplicação de Toxina Botulínica em pontos estratégicos do músculo masseter, isto proporciona um visível afinamento da face. Com uma anatomia facial mais delicada e um mento mais estreito logra-­se um contorno mais feminino.

O tratamento clássico da hipertrofia do músculo masseter e/ou temporal engloba métodos conservadores e cirúrgicos.
A terapia com Toxina Botulínica Tipo A surgiu como um método alternativo ao tratamento conservador para o tratamento da hipertrofia do músculo masseter e é considerada em geral como a modalidade menos invasiva que se propõe para esculpir cosmeticamente a região inferior da face.

Objetivo: Ajustar o contorno facial
Trata-se de uma técnica simples e rápida, quando bem indicada e estiver em mãos especializadas como as nossas. Como consequência da infiltração no nível profundo de Toxina Botulínica em ambos os músculos de forma simétrica e de acordo com o nosso protocolo de segurança, consegue-se estilizar a fisionomia facial de forma importante.

Trata-se por tanto de uma técnica terapêutica e preventiva, já que evita que o músculo masseter continue hipertrofiando ao estar temporariamente relaxado, e com isso há diminuição progressiva do volume. Além de evitar os riscos de uma cirurgia convencional.

Método:
As aplicações são praticamente indolores já que utilizamos tecnologia de última geração em anestesia local com um método chamado crioanestesia sem dor realizada em 2 minutos.

É uma técnica de rápida aplicação, e em alguns minutos o paciente pode voltar a suas atividades diárias com normalidade.

Efeitos:
O resultado é evidente a partir do primeiro mês e o efeito dura aproximadamente de 4 a 6 meses, quando pode-se fazer nova aplicação, e manutenção dos resultados.

Colaborador: Dr. Jorge Matta