"orelhas EM abano" ou OTOPLASTIA


A otoplastia é um procedimento utilizado para corrigir um tipo de orelha inestética, comumente conhecido como "orelha em abano", a fim de promover um equilíbrio estético da face. São casos onde os pacientes apresentam orelhas posicionadas de forma muito afastada das laterais da cabeça, podendo apresentar ou não os contornos cartilaginosos de uma orelha normal.

Geralmente é realizada entre os 5 e 7 anos ( período pré-escolar ), período em que a orelha já está praticamente desenvolvida e em que a criança geralmente começa a apresentar problemas psicológicos causados pelo aspecto inestético de suas orelhas.

A Otoplastia é um procedimento relativamente simples e consiste basicamente na retirada do excesso de pele que se concentra atrás da orelha e na modelagem de seus relevos. Geralmente a cicatriz posiciona-se atrás da orelha, ficando inaparente.

Como são seus resultados?

Seus resultados são bastante satisfatórios e podem ser notados à  partir do 7º dia com a retirada dos curativos. Normalmente, as orelhas assumem seu aspecto definitivo após o 6º mês. É importante ressaltar que é comum uma discreta assimetria entre as orelhas, inclusive em pessoas que nunca se submeteram à  esse procedimento.

O pós-operatório geralmente é indolor e o paciente poderá retornar em 7 dias à s suas atividades normais. Recomenda-se que o paciente evite deitar-se de lado e que mantenha a faixa de curativo por 15 dias.

Durante os primeiros 30 dias recomenda-se que o paciente durma com a faixa de curativo, e que não fique exposto ao sol e não pratique atividades físicas. Os pontos serão removidos entre o 7º e o 15º dia. Em crianças a cirurgia é realizada sob efeito de anestesia geral, e em adultos, de anestesia local com sedação. Tem duração de aproximadamente 2 horas e o período de internação varia de 12 à  24 horas.